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Como gerenciar o CMV do seu restaurante da melhor forma

5 passos práticos para reduzir o CMV e aumentar lucros no seu restaurante

O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é uma das principais métricas que influenciam diretamente a lucratividade de um restaurante. No entanto, medir o CMV é apenas o primeiro passo. Mais do que conhecer o seu CMV, o importante é entender o que fazer para abaixá-lo. A seguir, abordaremos cinco práticas essenciais que vão te ajudar a reduzir o CMV e, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu negócio gastronômico.

1. Padronize as Receitas com Fichas Técnicas

Antes de mais nada, as fichas técnicas são fundamentais para garantir que todas as receitas sejam seguidas à risca, evitando variações que podem elevar o custo dos ingredientes. Além disso, elas permitem uma melhor previsão dos custos, ajudando a manter a consistência e o controle financeiro.

2. Crie Planos de Produção

Em segundo lugar, organizar a produção de maneira planejada é essencial, especialmente para itens que precisam ser pré-preparados. Um plano de produção eficiente, por exemplo, ajuda a minimizar o desperdício e a otimizar o uso de ingredientes, gerando economia e garantindo que tudo esteja pronto a tempo.

3. Mantenha Registro das Movimentações de Estoque

Movimentar o mínimo possível e manter um registro do que entrou e o que saiu do seu estoque vai te dar controle para evitar desvios e desperdícios. Um bom registro das movimentações, te dará uma visão clara sobre o consumo, o que te permitirá identificar onde há espaço para economia e otimização.

4. Realize Contagens Cíclicas do Estoque

A contagem cíclica é outra prática indispensável que permite que você mantenha seu estoque sempre atualizado. Assim, você pode ajustar as compras e a produção conforme a demanda real. Antes de realizar uma nova compra, por exemplo, verifique o que já está disponível e evite excessos que possam resultar em desperdício.

5. Faça Inventários Regulares

Finalmente, além das contagens cíclicas, é importante realizar um inventário geral no final de cada mês ou no início de um novo ciclo. Essa prática ajuda a identificar produtos parados, permitindo uma gestão mais eficiente e evitando a perda de capital investido em estoques ociosos.

Gerenciar o CMV pode parecer uma tarefa pode ser bem complicado, né? Mas, com as práticas corretas, é possível otimizar a cadeia de suprimentos e aumentar a lucratividade do seu restaurante. Se você está buscando uma solução que simplifique esse processo, a Alô Chefia pode ser sua aliada ideal. Com ela, você consegue fazer tudo isso diretamente pelo WhatsApp, de forma prática e que cabe na correria. Quer saber mais? Faça seu cadastro no link para testar por 30 dias grátis.

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