O controle de estoque é uma das práticas mais importantes para estabelecimentos que trabalham com delivery e querem ter um serviço rápido e organizado. Saber exatamente o que você tem em estoque, os itens que precisam ser repostos e o que está saindo mais pode fazer toda a diferença no atendimento ao cliente. Afinal, ninguém gosta de fazer um pedido e descobrir que o restaurante não tem o prato desejado, certo? Esse controle é o que ajuda a evitar esse tipo de problema.
Conteúdos deste artigo:
- Por que o controle de estoque é importante para o seu delivery
- Redução de custos e desperdícios com controle de estoque inteligente
- Como funciona para o delivery, na prática
- Gestão de estoque descomplicada com o sistema da Alô chefia
Por que o controle de estoque é importante para o seu delivery
Fazer um bom controle de estoque é fundamental para não ter surpresas durante o funcionamento do delivery. Imagine precisar de um ingrediente que acabou bem na hora de preparar o pedido? Isso pode gerar atraso, insatisfação do cliente e até prejuízo. Quando o restaurante monitora o estoque de perto, fazendo uma gestão de compras e inventários constantes, por exemplo, sabe exatamente o que precisa comprar e quando, evitando problemas com a falta de produtos e com o uso inadequado.
Além disso, um controle adequado permite que você compre na quantidade certa e, assim, diminua as chances de perder produtos por vencimento. Isso ajuda a economizar e manter o cardápio sempre disponível para os clientes, aumentando a satisfação e a chance de eles voltarem a pedir.
Redução de custos e desperdícios com controle de estoque inteligente
Outro ponto importante do controle de estoque é o impacto direto na redução de custos. Sem controle, você corre o risco de comprar ingredientes que não conseguirá usar, resultando em desperdício de dinheiro. Monitorando as entradas e saídas de cada produto, você identifica com mais facilidade o que realmente precisa comprar, ajustando as quantidades ao consumo do dia a dia.
Com um sistema de controle, você também pode verificar quais ingredientes têm mais saída e quais ficam parados. Assim, o restaurante evita gastos desnecessários e mantém o fluxo de caixa saudável, sem sustos no fim do mês. Esse controle facilita a tomada de decisões mais econômicas e ajuda a planejar promoções para vender mais dos itens que estão sobrando.
Como funciona para o delivery, na prática
O controle de estoque no dia a dia de um delivery pode ser mais simples do que parece, principalmente com a ajuda de sistemas que fazem o acompanhamento de forma automática. Alguns softwares específicos para o setor de food service permitem registrar entradas e saídas de produtos de forma prática, pelo celular ou computador. Assim, o gestor tem acesso a relatórios que mostram o que está sobrando, o que está faltando e até o que está sendo mais usado.
Com o controle correto, você consegue planejar melhor as compras, evitando gastar dinheiro com ingredientes desnecessários e focando no que realmente precisa para o movimento do seu restaurante. Portanto, usar um software de gestão de estoque em seu restaurante só trará benefícios.
Gestão de estoque descomplicada com o sistema da Alô chefia
O sistema de controle de estoque da Alô chefia foi desenvolvido especialmente para o mercado de food service, ajudando gestores e proprietários a monitorarem os produtos com praticidade. Você pode registrar entradas e saídas via WhatsApp, gerar relatórios de consumo e identificar os itens mais vendidos. Tudo isso de forma rápida e fácil, sem precisar gastar tempo ou fazer cálculos complicados.
Além de melhorar o controle dos insumos, o sistema Alô chefia permite visualizar informações financeiras como o CMV e o percentual de desperdício, ajudando a identificar onde estão as maiores perdas de dinheiro. Com a Alô chefia, o seu delivery fica mais organizado, com menos desperdício e mais lucro!
Se interessou e quer saber mais? Faça seu cadastro no link para testar gratuitamente.