Se você tem um restaurante, bar, lanchonete ou qualquer negócio no ramo alimentício, sabe como é importante ter tudo em ordem para atender bem os clientes. E, para isso, não adianta ter apenas bons pratos e saber precificar um cardápio, é essencial ter um bom relacionamento com seus fornecedores, aqueles que garantem a entrega dos ingredientes e insumos que você usa todos os dias. Se eles falham, o negócio também sente o impacto, seja por falta de produtos, demora nas entregas ou até preços altos inesperados. Por isso, manter uma boa relação com eles é um dos pilares para o sucesso do seu negócio.
Conteúdos deste artigo:
- Comunicação é o segredo para evitar problemas
- Construa uma relação de confiança com seus fornecedores
- Como um bom relacionamento ajuda na prática
- O papel da Alô chefia na gestão de compras e fornecedores
Comunicação é o segredo para evitar dores de cabeça
Um dos principais pontos para garantir que a relação com os fornecedores funcione bem é a comunicação. Parece simples, mas muita gente esquece de se comunicar de maneira clara e regular. Isso pode gerar problemas como entregas atrasadas, falta de produtos ou até erros no pedido. Por isso, é importante sempre estar em contato e deixar claro o que você precisa e quando.
Se o seu negócio tem uma promoção ou evento especial chegando, por exemplo, avise o fornecedor com antecedência sobre o aumento de demanda. Assim, ele poderá se preparar para atender às suas necessidades sem causar falta de estoque. Além disso, se tiver qualquer problema com a qualidade de algum produto, fale o quanto antes para que ele possa resolver rapidamente. Dessa forma, vocês conseguem manter uma relação saudável e evitar complicações.
Construa uma relação de confiança com seus fornecedores
Quando você constrói uma relação de confiança com seus fornecedores, as vantagens aparecem. Uma delas é a segurança de saber que eles farão o possível para atender você no prazo certo e com produtos de qualidade. Isso é fundamental, principalmente em momentos de maior movimento, como festas ou datas comemorativas, onde qualquer atraso pode significar prejuízo.
Além disso, fornecedores que confiam no seu negócio costumam oferecer condições especiais. Isso pode incluir prazos maiores para pagamento, descontos ou até mesmo prioridade nas entregas em casos de emergência. Esse tipo de flexibilidade faz toda a diferença para pequenos e médios negócios, que muitas vezes não têm tanta folga no orçamento ou precisam de agilidade para se manter funcionando bem.
Como um bom relacionamento ajuda na prática
Imagine que você tem uma lanchonete e está lançando um novo sanduíche que precisa de um pão artesanal especial. Se você tem um bom relacionamento com o fornecedor de pães, ele vai se esforçar para garantir que você tenha o melhor produto, entregue na hora certa, mesmo que seja um pedido fora do comum. Isso ajuda a garantir o sucesso do lançamento e mantém seus clientes satisfeitos.
Outro exemplo é em emergências. Se você está prestes a ficar sem um item essencial, como óleo de cozinha ou farinha, um fornecedor que confia no seu negócio fará o possível para te ajudar, entregando o produto rapidamente, mesmo em cima da hora.
O papel da Alô chefia na gestão de compras e fornecedores
Para garantir que você mantenha tudo organizado e em dia, um bom sistema de gestão de estoque pode ser um grande aliado. O sistema da Alô chefia é uma ferramenta simples e eficiente que ajuda a controlar suas compras e o relacionamento com seus fornecedores. Você consegue registrar o histórico de pedidos, dar entrada em pedidos de compra, gerar listas de compras, acompanhar a volatilidade de preço dos produtos ao longo do tempo, entre outros. Ter esse controle facilita a relação com seus fornecedores e ajuda a evitar esquecimentos ou erros.
Se você sempre se pergunta “quais são os melhores fornecedores para meu negócio”, a Alô chefia pode te auxiliar a tomar decisões mais seguras, contribuindo para o crescimento da sua empresa.
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