A startup Alô chefia surge no mercado com a proposta de facilitar a gestão de estoque em negócios gastronômicos através de uma inteligência artificial que funciona direto no WhatsApp. A solução vem para eliminar a barreira da capacitação e falta de tempo, comuns em um setor onde muitos negócios são familiares ou geridos por empreendedores sem formação específica em gestão.
Conteúdos deste artigo:
- Desafios da gestão de restaurantes no Brasil
- Como a Alô chefia otimiza a gestão de restaurantes
- Potencial de crescimento da Alô chefia no mercado
- Exemplos de como a ferramenta transforma a gestão de estoque
Desafios da gestão de restaurantes no Brasil
No Brasil, cerca de 70% dos restaurantes operam no limite ou no negativo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). A falta de conhecimento em gestão coloca muitos donos de restaurantes em uma posição reativa, dificultando a operação e comprometendo a sustentabilidade dos negócios.
Mesmo diante desse desafio, a indústria de alimentos e bebidas continua sendo a maior do país, representando 10,8% do PIB nacional e gerando 1,97 milhão de empregos formais, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Este setor também é o principal alvo dos novos empreendedores, conforme levantamento do Sebrae.
Como a Alô chefia otimiza a gestão de restaurantes
É neste cenário que a Alô chefia encontra seu espaço. A plataforma permite que gestores de restaurantes realizem o controle de estoque de forma simplificada: basta enviar um áudio ou mensagem de texto pelo WhatsApp, e a Alô Chefia se encarrega do restante. Desde cálculos de estoque e projeções de necessidades, até a gestão de fichas técnicas, a ferramenta promete otimizar o tempo dos gestores. Além disso, permite mais controle e conhecimento sobre os gastos com suprimentos.
A Alô chefia possibilita, por exemplo, que o gestor pergunte “O que preciso comprar de proteínas?”, ou que informe “Dá saída de 3 litros de óleo e 4 quilos de farinha de trigo”, assim, de forma simples, receba em tempo real as informações de seu estoque, sem a necessidade de manusear planilhas ou sistemas complexos.
Potencial de crescimento da Alô chefia no mercado
Com apenas dez meses de atuação, a Alô chefia tem metas ambiciosas: atingir 800 clientes no primeiro ano para chegar no breakeven. A startup oferece planos de assinatura a partir de R$ 99,00 mensais, mantendo uma margem de contribuição de 73%. Todos os planos dão direito a um teste de 30 dias grátis.
Exemplos de como a ferramenta transforma a gestão de estoque
Através da interface simples do WhatsApp, a ferramenta consegue automatizar processos antes complexos, como o controle de estoque e o planejamento de compras. Com isso, o gestor pode dedicar mais tempo à operação do negócio e menos à administração de rotinas burocráticas.
Em termos práticos, ao registrar a saída de itens como óleo ou farinha de trigo, o sistema da Alô chefia oferece uma visão atualizada e precisa do que está disponível no estoque e o que precisa ser reposto, evitando desperdício e melhorando a gestão de custos.
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